Paracuru – atrações imperdíveis (parte 1)

Paracuru – atrações imperdíveis (parte 1)

11904732_1615897158661759_6885418365868047517_n

As melhores atrações de Paracuru:

Paracuru é uma cidade beira-mar com 85 km de lindas praias com atrações diferenciadas. Convidamos você a conhecer um pouco desse paraíso:

1. PRAIA DAS ALMAS: para conhecer as dunas e o pôr do sol

O cartão postal da cidade é visita obrigatória para o turista. Não há coisa mais linda (e desafiadora pois haja fôlego na subida) do que chegar ao topo das dunas e assistir o pôr do sol. Dica: leve uma garrafa de sua bebida preferida e admire esse espetáculo da natureza!

Acesso pela Av. João Lopes Meireles. Foto: SETUR

 

2. PRAIA DA PEDRA RACHADA: piscinas naturais

A praia mais bonita da região (em minha humilde opinião) com suas piscinas naturais. Um pedacinho do caribe em pleno Ceará! Mas atenção, verifique o horário da maré para programar esse passeio. Somente durante a maré baixa que as piscinas estarão visíveis. Essa praia é perfeita para toda a família com suas águas transparentes, quentes e rasas. O local possui restaurantes com pratos típicos, perfeitos para passar o dia. Dica: Leve óculos de mergulho para admirar os corais e peixinhos coloridos.

Acesso pela Rua Gabriel Ferreira Neri.

33

3. BARRA DO RIO CURU: mangue, encontro do rio Curu com o mar e pôr do sol.

Passeio 3 em 1 para adicionar em seu roteiro. O rio Curu é uma região muito bonita de Paracuru e pouco explorada, por tanto leve água e o que mais precisar pois não há nenhuma estrutura próxima. É possível chegar a Barra do rio Curu de carro ou táxi e somente conhecer o rio já vale o passeio. Além disso, o local possui a região de mangue com centenas de caranguejos. Caso queira se aventurar, é possível alcançar a pé o encontro do rio com o mar onde o sol se põe atrás de coqueiros refletindo suas cores nas águas do mar. Aproveite esse lindo cenário para uma sessão de stand up paddle, kitesurf ou pesca esportiva. Um local incrível para se conectar com a natureza.

Acesso pela Rua José Lopes Meireles.

 

4. PRAIA DO FAROL E RONCO DO MAR: letreiro e praça de lazer, farol, mirante, calçadão e pico do surf.

As praias centrais são de fácil acesso e possuem estrutura para receber o turista. Começando pelo acesso abaixo da igreja Matriz, não deixe de tirar foto no letreiro da cidade na praça de eventos. Logo no começo da praia, o mirante para ver o pôr do sol e o farol que é ícone de Paracuru (não perca a oportunidade de subir nele e admirar a vista). O começo do calçadão é logo por aqui, passando pelas barracas até chegar na praia do Ronco do Mar – pico dos surfistas e local de encontro no fim da tarde.

Acesso pela Rua Saturnino de Carvalho.

59844914_338277926878084_4621918438707691520_n

5. LENÇÓIS PARACURUENSES: oásis em meio as dunas.

Se não fosse pela visão do mar, diríamos estar em pleno deserto com dunas a se perder de vista. As dunas gigantes de areias claras por si só já são incríveis, nas quais temos a sensação de estamos próximos ao céu. Mas durante o período de chuvas, de março a junho, é possível admirar os incríveis lençóis paracuruenses – lagoas formadas pelas chuvas, um lindo oásis entre as dunas de Paracuru. É possível praticar stand up paddle, sandboard e kitesurf nas lagoas além de admirar sua beleza. Não deixe de conhecer esse local maravilhoso durante a sua visita.

Acesso pela Rua Gabriel Ferreira Neri.

 

Dica extra para todos as atrações: Leve sempre água, protetor solar e repelente. Paracuru assim como outras praias do Brasil (e do mundo) estão sofrendo com as ações humanas. Então faça sua parte: leve seu lixo embora e se encontrar outros no caminho aproveite para contribuir com a limpeza. Evite levar conchas, remover plantas e animais do meio-ambiente. Deixe somente suas pegadas, leve somente as memórias 🙂 Assim todos podem se encantar com nossa lindas praias!

Gostou? Semana que vem postaremos a segunda parte com mais dicas.

Compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários quais outros assuntos gostariam de ver por aqui.

Com muito carinho,

Equipe PKV

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *